BALANTIDIOSE
1. CLASSIFICAÇÃO SISTEMÁTICA
Reino Protozoa
Filo: Ciliophora
Classe: Kinetofragminophorea
Ordem: Trichostomatida
Família: Balantidiidae
Gênero: Balantidium
Espécie: Balantidium coli
2. O QUE É ESTA DOENÇA?
A Balantidiose é uma zoonose1 que acomete o ser humano. O homem é muito resistente a essa infecção2 e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomáticas. Por isso, a manifestação da doença é rara, embora os portadores da infecção2 possam ser em número muito maior.
3 . QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A Balantidiose é causada por um protozoário3 intestinal denominado Balantidium coli, cujo hospedeiro natural é o porco, sendo o homem um hospedeiro acidental.
CISTO DE Balantidium coli
Esse protozoário 4tem a forma oval, vive especialmente nas regiões cecal e sigmoidea do intestino grosso5 e desloca-se graças ao movimento de cílios. A forma cística raramente está presente nas fezes humanas, mas pode ser encontrada na evacuação de porcos parasitados. A Balantidiose ocorre pela ingestão de líquidos ou alimentos contaminados com cistos do protozoário3. Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida, mas eventualmente pode ocorrer contaminação por meio da água ingerida pelo homem por fezes de porcos infectados. Por isso, indivíduos que têm contato com porcos (criadores, trabalhadores em matadouros, açougueiros, etc.) constituem o grupo de maior risco.
4. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA BALANTIDIOSE?
O Balantidium coli pode viver no intestino grosso5 humano sem causar dano, mas algumas vezes, as formas trofozoíticas penetram na mucosa8 do intestino grosso5, causando pequenas úlceras9 parecidas com as da amebíase. Quase sempre há pouca ou nenhuma manifestação clínica ou queixas por parte do paciente. Em alguns casos, contudo, a sintomatologia pode ser de intensa diarréia10; enterorragia (hemorragia11 intestinal); dores abdominais; cefaléia12; anorexia