Balantidiose
De nome desconhecido, mas de causa comum, a Balantidiose é uma doença que afeta o intestino e é gerada por uma bactéria que causa a inflamação na região.
Trata-se de uma infecção intestinal, muito rara em países do ocidente, causada por Balantidium Coli, um protozoário parasita ciliado, responsável pela inflamação no intestino. Este micro-organismo geralmente é transmitido por meio do contato direto ou indireto com as fezes do porco, em regiões relacionados com a criação de suínos. Ela geralmente ocorre em pacientes com a imunidade baixa, e, por vezes, é difícil ser diagnosticada pois não apresenta muitos sintomas na maioria das pessoas, podendo apenas promover diarreia e desconforto abdominal.
Causas da Balantidiose
A Balantidiose é motivada por um protozoário parasita unicelular, chamado Balantidium Coli. Essa bactéria pode ser conquistada através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados.
O problema é gerado pela transmissão das fezes de porcos infectados para os humanos por meio de água e alimentos.
Diagnóstico
O diagnóstico da Balantidiose pode ser realizado através do exame de fezes, no qual é possível identificar a presença do parasita.
Tratamento
Após o diagnóstico apontado pelo profissional responsável, o tratamento correto será indicado. Para curar a Balantidium Coli o uso de antibióticos será recomendado, geralmente são receitados três tipos desse medicamento para eliminar a bactéria do intestino, que são consumidas por via oral.
Muitas pessoas conseguem se livrar da infecção de forma espontânea e sem tratamento. Entretanto, o uso de medicamentos para banir o mal deve ser feito mesmo que não ajam sintomas.
Se não houver tratamento para a Balantidiose, a doença pode se tornar crônica. E, a diarreia pode se agravar e persistir, podendo levar à carência de fluido e desidratação do corpo. a falta de cuidado com a doença pode resultar numa hemorragia abdominal grave podendo ser fatal.
Prevenção
É possível