Balanco radioactivo
O balanço radioactivo terra atmosfera consiste em troca de energia através da evaporação e condenação e por condição de convecção.
Neste caso e a diferença entre a entrada e a saída de elementos de um sistema. Os principais componentes para o balanço de radiação no sistema terrestre são: superfície, atmosfera e nuvens. Quando a radiação solar entra no sistema terrestre, uma parte é absorvida pela superfície e outra parte é refletida de volta para o espaço. A radiação solar é um dos principais factores que assegura a vida na Terra. A radiação solar que chega a Terra é a fonte de energia necessária para praticamente toda a vida e os movimentos atmosféricos de nosso planeta. Quando a radiação solar atinge a Terra, ela é reflectida, espalhada e absorvida. Em um solo coberto de vegetação as folhas absorvem uma grande quantidade de radiação, impedindo a incidência directa na superfície. Embora a radiação solar incida em linha reta, os gases e aerossóis podem causar o seu espalhamento em diversos níveis da atmosfera, chamado de insolação difusa.
As características do espalhamento dependem, em grande parte, do tamanho das moléculas de gás ou aerossóis presentes na atmosfera. Dentro da atmosfera, os topos das nuvens são os mais importantes refletores. A capacidade de reflexão dos topos de nuvens depende de sua espessura, variando de 40% para nuvens finas a 80% para nuvens espessas. Já o albedo terrestre, que é a razão entre a radiação média refletida pela superfície do planeta e a proveniente do Sol, é de 30%. Quando uma molécula absorve energia na forma de radiação esta energia é transformada em movimento molecular interno causando o aumento da sua temperatura. Por isso, os gases que absorvem melhor a radiação têm papel importante no aquecimento da atmosfera.
Processo de transferência de calor na atmosfera
A radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no