Balaiada
CET-ITABIRITO-CEFET-MG
Curso Técnico Médio Integrado em Informática Industrial-2°ano
Balaiada Trabalho realizado em comprimento Á disciplina de História, coordenado Pela professora ...
Itabirito
2011
Introdução
Rebelião popular ocorrida no Maranhão e em parte do Ceará e do Piauí durante a Regência, entre 1838 e 1841. Surgiu de uma luta partidária. A rivalidade entre grupos da elite local resulta em uma revolta que exige a intervenção das autoridades imperiais.
Contexto
Na época (1838), a economia agrária do Maranhão atravessava grande crise. Sua principal riqueza, o algodão, vinha perdendo preço e compradores no exterior, devido à forte concorrência internacional do algodão produzido nos Estados Unidos (mais barato e de melhor qualidade que o produto brasileiro).
Quem mais sofria as conseqüências dos problemas econômicos do Maranhão era a população pobre, ou seja, multidão formada por vaqueiros, sertanejos e escravos.
Local e Data
A Balaiada foi uma importante revolta popular que explodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841.
Objetivos e Propostas
Cansada de tanto sofrimento, essa multidão queria lutar, de algum modo, contra as injustiças. Lutar contra a miséria, a fome, a escravidão e os maus-tratos. Havia também muita insatisfação política entre a classe média maranhense da cidade, que formava o grupo dos bem-te-vis. Foram os bem-te-vis que iniciaram a revolta contra os grandes fazendeiros conservadores do Maranhão e contaram com a participação explosiva dos sertanejos pobres.
As propostas enviadas pela delegação e que sintetizavam os objetivos básicos do conselho resumiam, em última instância, apenas proposições liberais dos bem-te-vis que, como partido da camada dominante, não desejava mudança alguma que pudesse abalar a estrutura social da província. Só nesse quadro podem ser compreendidos o reconhecimento da soberania do império e a exigência de