bala chita
FACULDADE ASA DE BRUMADINHO
ELIZABETH SANTOS
MARLON FERNANDO DA SILVA JEREMIAS
STÉFANY ROSA
SHIRLEY TATIANA LEITE SILVA
BALA CHITA
Visão holística para realizar mudanças!
Trabalho apresentado a professora
Heliete com objetivo de obtenção
De nota para o 4º período do curso
De Ciências Contábeis.
Brumadinho
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo analisar e avaliar a trajetória histórica da empresa criadora da bala chita, acompanhar os erros e acertos que esta cometeu, entender o que ocorreu quando ela desapareceu do mercado interno, e o ganho do mercado externo, e também o desenvolvimento de novos produtos.
2. TRAJETORIA DA EMPRESA
A empresa começou a produzir a famosa bala “chita” em 1945, e facilmente ganhou o mercado interno. O nome dela foi inspirado pela paixão que João Rucian Ruiz tinha pelos filmes do Tarzan. O primeiro sabor criado foi o de abacaxi, mas alguns anos depois foram criados outros sabores como: Framboesa, Menta, Uva e Banana. O anuncio de lançamento do sabor uva, estampou o slogan “a macaca ta certa” isso era uma alusão ao bordão do humorístico “Planeta dos Macacos”. Alguns anos depois foram criados mais dois sabores Chita Fresh e Mint.
No inicio dos anos 2000 a fabricante Santabina Alimentos, sediada em Ribeirão Preto (SP), começou a ter um sucesso inesperado no exterior, suas exportações eram tão grandes que eles já não conseguiam alimentar o mercado interno. A bala começou a ser comercializado na África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. Chegaram a produzir 15 toneladas diárias, o que ainda assim não seria o suficiente para atender tão bem o mercado interno. No ano de 2006 a bala começou a ser produzida pela empresa Cory Alimentos, empresa que também produz as balas icekiss, lilith, azedinha. Esta tem fabricas em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG).
3. FALHAS NO PLANEJAMENTO
As balas Chita eram