Bala chita
FACULDADE ASA DE BRUMADINHO
ADMINISTRAÇÃO
MARIANA CAROLINE RODRIGUES SILVA
RALPH MARZAGÃO DE MELO
THATIANE MORAIS SILVA
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGICO – Estudo da Bala Chita
BRUMADINHO
2014
MARIANA CAROLINE RODRIGUES SILVA
RALPH MARZAGÃO DE MELO
THATIANE MORAIS SILVA
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGICO – Estudo da Bala Chita
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Planejamento Organizacional, no Curso de Administração,6°período, na Faculdade Asa de Brumadinho.
Prof. (a): Heliete Lopes Campos, MsC.
BRUMADINHO
2014
Introdução
O produto foi criado pelo Espanhol João Rucian Ruiz, responsável pela projeção das maquinas para fazer as primeiras balas mastigáveis do Brasil em 1945.
O nome da bala, veio em função da paixão do espanhol pelos filmes do Tarzan, o primeiro sabor foi o de Abacaxi, que foi o principal produto da indústria Santabina Alimentos LTDA na época.
Trajetória da Bala Chita
A Bala Chita teve seu início em 1945 sendo o principal produto da indústria Santabina Alimentos LTDA, que ficou no mercado até o ano de 2006 onde o produto passou a ser fabricado pela indústria Cory Alimentos LTDA que manteve as fabricas na região de Ribeirão Preto em São Paulo, e Acerburgo em Minas Gerais.
Até os anos de 2000, a produção das balas era de aproximadamente 15 mil toneladas diárias, produção suficiente para manter o mercado consumidor interno, neste período a indústria começou a produzir a Bala Chita em outros sabores na tentativa de buscar um maior mercado consumidor. Neste período houve uma grande busca do produto por países estrangeiros como Japão, Líbano, Estados Unidos, Canadá e outros. Com isso, o produto fica em falta para o mercado interno tendo assim a empresa como meta a longo prazo tentar dobrar