Baja SAE
O Baja SAE é um projeto que iniciou-se na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, no ano de 1976 com intuito com objetivo de criar uma competições entre estudantes de engenharia.
O nome vem dos veículos Baja, que eram carros de corrida construídos por amantes de aventura off-road e que corriam no deserto de Baja no estado da Califórnia.
Somente no ano de 1995, era realizada a primeira competição brasileira na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera na cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição aconteceu no Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – ECPA. Desde 1997 a SAE Brasil também apoia a realização de eventos regionais.
Na competição Baja SAE os estudantes de engenharia (não necessariamente a mecânica) tem como objetivo construir um veículo off-road, mas são avaliados em desempenho mas também as características de projeto, como custos, estudos realizados, simulações computacionais e validações a partir de análises laboratoriais e testes em pista e bancada.
São realizadas duas competições por ano, uma regional e outra nacional, sendo que a universidade vencedora, segunda e terceira colocada nesta competição, sem ser da mesma instituição, têm direito de representar o Brasil na etapa realizada nos EUA.
A entidade que organiza a competição no Brasil é a SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, antiga Sociedade de Engenheiros Automotivos).
Os veículos são compostos de 1 motor padrão de 10 CV, transmissão por CVT (a maioria, alguns usam caixa de marchas de motocicletas), habitáculo em forma de gaiola de tubos, obrigatoriamente de aço com resistência mecânica igual ou superior ao SAE 1020, pneus off-road usados em quadrículos. Mas precisam obedecer algumas regras básicas da Competição Baja SAE que são:
O veículo deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas