Bairro de botafogo no século xix
Neste século, com a chegada da família real portuguesa a cidade sofre um grande crescimento populacional ,e com a instalação de Carlota Joaquina em botafogo, o bairro se torna um dos principais eixos de ocupação, principalmente das famílias nobres.Com isso o bairro começa a se urbanizar e mudanças ocorrem em seu território. Por isso, durante o século XIX, Botafogo começa a se urbanizar, integrar-se à malha urbana do Rio de Janeiro e a ter uma prática de comércio na área.
Água
No século XIX os rios de Botafogo são canalizados e o alagadiço aterrado. Mudanças ocasionadas pela grande expansão da ocupação territorial do bairro.
Vegetação
A vegetação original de Botafogo, apesar de ter servido como um dos grandes atrativos às classes nobres no século XIX, teria de dar lugar à expansão do bairro, para que se pudesse receber cada vez mais moradias, comércio e transportes. Com isso a vegetação das áreas planas é praticamente toda alterada, para dar lugar as vias e lotes que futuramente estariam todos ocupados. Mas a vegetação original da Mata Atlântica, nos morros, estava ainda intacta. E o aterro do alagadiço acabou com a vegetação de mangue e deu lugar a uma vegetação mais rasteira.
O clima ainda é o mesmo dos séculos anteriores. Mas o conforto ambiental do bairro começa a mudar, principalmente devido aos desmatamentos e alterações feitas no solo, como os aterros e a canalização dos rios. A grande retirada da vegetação do território provocou um aumento da temperatura, e isso ocorre porque o território fica mais exposto e possuem menos árvores para a absorção do calor do