Bagunça
Parte Utilizada: Flores.
(ilma)
Histórico e curiosidades:
A Camomila é uma erva anual que cresce espontaneamente na Europa e em algumas regiões da Ásia. Os egípcios dedicavam a camomila ao sol e adoravam-na mais do que a qualquer outra erva, pelas suas propriedades curativas.
Indicações e Ações Homeopáticas:
(Murilo)
Remédio das pessoas irrequietas e impacientes. Próprios para crianças ansiosas e impertinentes, e para mulheres exageradas, que se queixam muito, mal-humoradas e que não sabem o que querem. Combate os malefícios do café em excesso, em especial a insônia. Pessoas de gênio vingativo. Dores desesperantes, nevralgias, dores de ouvido das crianças, piorando à noite. Suores quentes na cabeça, irritabilidade das crianças em fase de dentição: melhora a dor e acalma. Crianças que só sossegam no colo. Diarréia aguda, esverdeada. Hemorragias uterinas com sangue coalhado e escuro, acompanhadas de dores fortes e espasmos. Tem indicação precisa nos casos de alternância de calafrios e calores, estados biliosos de mulheres nervosas, com grande irritabilidade.
Existem várias aplicações farmacológicas para a Camomila:
(Vera)
o óleo essencial produz um efeito antiinflamatório, anti-séptico, espasmolítico, carminativo, emenagogo e ligeiramente sedativo, ações farmacológicas estas que são auxiliadas pelas cumarinas e flavonóides.
Reações adversas
(Khelry)
Pode desenvolver dermatite de contato ou fotodermatite em pessoas alérgicas a outras plantas da família Asterasceae, anafilaxia, conjuntivite alergica e êmese.
Precauções e contra indicações
(Khelryslaine)
Deve ser usada com cautela por gestantes, pois há indícios de que possua ação emenagoga. Alguns autores citam que não se deve usar o infuso, evitando contato com os olhos, talvez pela presença de óleos essenciais.
Devem se respeitadas as dose recomendadas. Em caso de superdosagem, a camomila pode causar náuseas, excitação nervosa e