Bagaçose
É uma pneumoconiose que ocorre em com trabalhadores que lidam com resíduos secos de cana-de-açúcar (ou bagaço), e é causada pelas fibras da cana esmagada que são assimiladas pelo sistema respiratório,provoca doença respiratória e pode levar à morte.
Bagaçose tem sido descrita como uma pneumonite de hipersensibilidade e é caracterizada por inflamações mononucleares dos brônquios e alvéolos, originada pela ação bacterial das endotoxinas.
Os principais sintomas são calafrios, febre, tosse seca,mal-estar e, após repetidas exposições, o trabalhador apresenta respiração ofegante e perda de peso. Por não serem sinais peculiares da doença, equívocos podem ocorrer nos diagnósticos.
O primeiro relato da bagaçose como doença ocupacional data de 1941,mostrando que se trata de uma descoberta recente comparada à silicose, bissinose e outros problemas respiratórios. Dados de 1958 mostram que quatro trabalhadores morreram em um grupo de 53 pacientes diagnosticados com essa doença, enquanto que em 1969 uma revisão de literatura sobre a matéria apontou 600 casos, sendo 500 de Louisiana (EUA), onde se concentra a segunda maior produção norte americana de cana-de-açúcar .
SESTR – NR 31
Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural
Papel do SESTR na Bagaçose:
Fiscalizar e fazer com que sejam cumpridas as precauções. Proteção Respiratória:
O uso de EPI's, máscaras contra pó é sempre uma medida complementar recomendável, desde que adequadamente recomendada e aprovada para partículas inferiores a 0.3m de diâmetro aerodinâmico. Treinamento:
É uma regra prioritária na adoção de medidas de controle.Trabalhadores bem informados e consciente dos riscos existentes nos locais detrabalho são os que apresentam menor índice de acidentes e doenças ocupacionais. Máquinas de Transporte:
De preferência devem estar equipadas com cabines e ar-condicionado, assim o operador não será afetado com as partículas do bagaço.