Baer, W. A Economia Brasileira
Relações Internacionais
FICHAMENTO 1
Referência bibliográfica do texto:
Baer, W. A Economia Brasileira. Rev. bras. polít. int., Dez 2009, vol.51, nº.2, p.136-153.
Informações sobre o autor do texto:
Werner Baer é um economista americano formado na University of Illinois Urbana-Champaign, suas pesquisas são centralizadas sobre a industrialização da América Latina e desenvolvimento de economia, especialidade em ISI e Brasil.
Seu livro, The Brazilian Economy: Growth and Development, e em português Economia Brasileira, é um dos melhores estudos em inglês sobre todos os aspectos do desenvolvimento da economia do Brasil.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Werner_Baer
Acesso em: 08/09/2013 > 19h45
Resumo e citações do texto:
A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira. Plano Real foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas como congelamento de preços. O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, no qual foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993, baseava-se no corte de gastos públicos – de aproximadamente 6 bilhões de dólares no orçamento de 1993, em todos os ministérios, maior severidade na cobrança de impostos e o equilíbrio dos relacionamentos financeiros com os governos estaduais.
Posteriormente, a criação da URV (Unidade Real de Valor), inicialmente convertendo os salários e os benefícios previdenciários, promovendo a neutralidade distributiva, em que foi “atrelado ao dólar americano numa base de um pro um” (BAER, 2009, p. 221), porém, a cotação da URV em Cruzeiros Reais