Sustentabilidade - matéria
A sustentabilidade pode ser definida como a harmonia entre as ações humanas necessárias e a proteção do meio ambiente para que as próximas gerações humanas não sejam prejudicadas. Diversas regiões já adotaram idéias sustentáveis para um mundo melhor, inclusive o Brasil, mas Mesmo com vários projetos existentes, algumas pessoas ainda não sabem como ajudar.
A Política Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo tem o objetivo de garantir a todos, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além do uso essencial a qualidade de vida, assegurando condições ao desenvolvimento sustentável, com justiça social, à proteção da dignidade da vida humana.
De acordo com Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a parte mais difícil para o Brasil se tornar uma potência ambiental é a questão da cidade. Corremos o risco de conseguir sustentabilidade na agricultura e em outros setores e ter uma grande dificuldade com a estrutura de cidades como o Rio ou São Paulo.
Em decorrência disso, vários projetos pelo Brasil foram surgindo. Em São Paulo existem bairros planejados, com áreas verdes e coleta seletiva. No Rio de Janeiro, criaram o projeto “BikeRio”, onde bicicletas podem ser alugadas em diversos pontos da cidade. Diminuindo o transito e a emissão de gases prejudiciais. Há também o projeto Descarte certo que oferece um serviço de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletroeletrônicos velhos ou sem condições de uso. Fazendo o descarte da maneira correta que seria: reaproveitas os matérias que possam retornar ao processo produtivo, e o que não puder ser reaproveitado vai ser descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados, evitando a contaminação das fontes de vida.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a prefeitura criou o projeto “Reciclar é vida”. Viabilizou a coleta porta a porta e distribui por