trabalho de metodologia
GUILHERME FERREIRA LOPES
RAFAEL OLIVEIRA NASCIMENTO
Influências do Plano Real para o controle da inflação
ILHÉUS
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
GUILHERME FERREIRA LOPES
RAFAEL OLIVEIRA NASCIMENTO
Influências do Plano Real para o controle da inflação
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico para obtenção de nota de crédito do 1º semestre do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Prof. Paulo Marrocos
ILHÉUS
2015
1. Introdução
Segundo Ramalho. (2004), ocorre inflação quando há uma alta continua nos preços de bens e serviços causando perdas consecutivas no poder de compra das famílias. Muitos não tem essa noção de o que é, e para estas pessoas inflação é uma palavra com alguns pré-conceitos encrustados, e tem explicação de o porquê ocorrer esse tipo de comportamento entre os brasileiros. Em um passado não muito distante o país já sofreu muito com a alta deste fenômeno econômico e com as medidas desesperadas para a controlar. A chamada década perdida, os anos 80, foram assustadores para os brasileiros e alguns países da América Latina. Para muitos brasileiros o “salvador da pátria” foi o chamado Plano Real que veio no meio dos anos 90 onde estabilizou a moeda e conteve a inflação.
É deste plano e como ele conteve esta crescente alta inflacionaria que iremos discorrer neste trabalho, abordando de forma pouco aprofundado o assunto, mas de forma completa para melhor compreensão por alunos do primeiro semestre do curso de economia sem muita bagagem teórica sobre o assunto.
2. Desenvolvimento
Os anos 80 foram de grande trauma não só para os brasileiros mas para muitos países da América Latina também. Ainda nos anos 90 o Brasil sofreu com consequências desta década, mas em 1994 ocorreu uma mudança.
O Plano Real foi capaz de eliminar a incômoda presença da inflação crônica – anomalia econômica presente