Bactérias
As bactérias costumam ser lembradas como sendo organismos causadores de doenças. Isso é verdade, mas elas têm uma função ecológica ainda mais significativa: A de decompositoras. Vamos fazer uma explanação sucinta, porém objetiva, para que vocês possam entender esses seres melhor e avaliar os benefícios e os prejuízos que as bactérias podem trazer, assim como a forma de transmissão de algumas doenças (bacterianas ) e algumas relações das bactérias com o meio ambiente e outros fatores.
O que são bactérias
As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
• As bactérias são os menores e mais simples seres vivos que primeiro habitaram o planeta há cerca de 2 bilhões de anos, originando todos os demais seres vivos.
• Notoriamente conhecidas como causadoras de doenças, em um grande número de situações contradizem essa impressão, mostrando-se úteis quimica e ecologicamente.
• Seres vivos mais adaptados da Biologia, vivem em todos os habitats conhecidos, tendo vasta distribuição, podendo ser encontradas desde os pólos até as fossas abissais, em cima dos objetos, na superfície da pele, nos corpos em decomposição ou no interior dos organismos vivos.
• Em cada grama de solo cultivável existem de 100.000.000 a 2.500.000.000 bactérias vivas.
• No interior do intestino humano encontra-se uma flora bacteriana que nos auxilia na síntese de vitamina K e do complexo B. Cerca de 70% do peso seco das fezes humanas é constituído por esporos de bactérias.
CARACTERIZAÇÃO GERAL: ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
• As bactérias são unicelulares procariontes ( ausência de organização nuclear e complexidade citoplasmática)
• UNICELULARES: Apresenta apenas uma única célula. As bactérias são as células unicelulares mais primitivas que existem, são cápsulas