bactérias históricas
Cerca de metade das doenças humanas são provocadas por bactérias. Essas infecções ocorrem geralmente pela inalação ou ingestão de tais organismos, podendo se manifestar de diferentes formas.A pele, sistema respiratório e sistema digestório são algumas das regiões que podem ser atingidas. A prevenção da maioria dessas doenças pode ser feita por meio da vacinação e adoção de medidas específicas, como lavar as mãos com frequência, e lavar e/ou ferver os alimentos antes de ingeri-los.
Algumas bactérias foram responsáves por milhares de mortes e verdadeiras epidemias, principalmente na idade média, onde não havia o avanço necessário da medicina para poder combatê-las. Por exemplo: a CÓLERA e a TUBERCULOSE
CÓLERA
Na Índia, a cólera sempre foi um perigo para a população. Porém, foi somente no século XIX que o resto do mundo conheceu a doença. Nesse período houve muito comércio com o uso de navios com a China, o Japão, a África do Norte, o Oriente Médio e a Europa. Seguiram-se seis pandemias de cólera que mataram milhões de pessoas. Esses navios acabavam acidentalmente transportando a bactéria causadora da doença. As infecções geralmente são moderadas. Pode-se contrair a bactéria através de contato físico direto com pessoa contaminada, mas a cólera se propaga principalmente pela água e pelos alimentos contaminados. Quando a doença passou a ser associada à água, muitas regiões passaram a fazer grandes investimentos nos sistemas de saneamento e esgoto.
Sintomas: Vômito, diarréia e cãibras fortes nas pernas – sintomas que levam rapidamente à desidratação grave e à queda acentuada da pressão arterial.
Tuberculose
Outra antiga conhecida da humanidade, a bactéria que causa a