Bacteriologia
A bacteriologia é uma ciência, ramo da biologia, que estuda as bactérias e suas propriedades. A palavra tem origem na língua grega e é formada pelos termos bakteria, que significa pequeno bastão, e logos que significa estudo. As pesquisas sobre as ações nocivas das bactérias e como combatê-las foram desenvolvidas com mais ênfase no século XIX, a partir dos trabalhos de dois importantes bacteriologistas: Robert Koch e Louis Pasteur.
Os dois cientistas tentavam encontrar a causa do carbúnculo ou antraz, doença que estava dizimando os bovinos na Europa e acreditavam que o agente causador fosse um microorganismo. Koch aperfeiçoou um método experimental, que se tornou um marco na microbiologia, através da inoculação do sangue contaminado em animais sadios, e do cultivo das bactérias em meio nutriente, conseguindo isolar a bactéria. Pasteur, por outro lado, investigando os agentes patogênicos, elaborou a teoria dos germes, derrubando a idéia da abiogênese ou geração espontânea, que preconizava que organismos mais complexos se originassem de qualquer ser inanimado. Ele também desenvolveu, através do método de inoculação de microorganismos atenuados, as primeiras vacinas.
Louis Pasteur é considerado o fundador da microbiologia e Robert Koch, o pai da bacteriologia.
2. Principais temas estudados pela bacteriologia
O profissional de bacteriologia estuda, principalmente, a taxonomia (classificação das bactérias), a sistemática (descreve a biodiversidade e as relações entre os organismos), a morfologia (estuda as formas das bactérias ou parte delas), a bioquímica (os processos químicos que ocorrem nas bactérias), as bactérias para a produção de medicamentos, as propriedades nocivas de várias espécies de bactérias e a genética das bactérias.
A taxonomia da bactéria refere-se especificamente a três conceitos básicos: classificação, nomenclatura e identificação. Classificação é o processo de dividir os organismos sistematicamente dentro de