Bacterias
CARLOS FERNANDO P. SILVA
MICOSES CAUSADAS POR FUNGOS
MANAUS
2015
BIOMEDICINA 2º PERIODO
CARLOS FERNANDO P. SILVA
MICOSES CAUSADAS POR FUNGOS
Prof: Henrriete
MANAUS 2015
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo realizar o estudo das micoses, assim como suas sintomatologias, métodos de diagnostico, tratamentos e agentes etiológicos. Assim como suas características morfológicas, classificação taxonômica e aspectos gerais. No decorrer do trabalho iremos abordar um grupo de nove fungos estabelecidas pelo professor orientador
INTRODUÇÃO
O que são fungos?
Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Características e informações sobre os fungos
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.
Muitos fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação.
Destes últimos, alguns são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão.