bacteria
A pneumonia é uma doença que aparece no aparelho respiratório, se caracterizando por inflamação nos pulmões. É por meio deles que respiramos, pois é o nosso órgão principal, que carrega por meio do sangue, o oxigênio para as células do nosso corpo. O contágio é de forma direta pelo contato com pessoas doentes e objetos como pratos e talheres usados por pessoas contaminadas.
Difteria
É uma doença comum em crianças que ataca a laringe de forma que dificulta a respiração, produzindo placas de pus. Essa doença pode levar a criança à morte se não tratada a tempo. O contágio é realizado de forma direta com a pessoa contaminada e os objetos que utiliza, como pratos e talheres. Essa doença é combatida por meio de vacinação em massa, pois podem ocorrer epidemias.
Tétano
É uma doença causada pela penetração da bactéria por meio de corte, arranhão ou qualquer outra lesão da pele por onde ela ingresse. A transmissão é realizada pelo contato direto com pessoas contaminadas ou por meio do bacilo causador da doença que está no ar, na terra, no lixo e na ferrugem. É uma doença que pode levar o indivíduo à morte. Essa doença pode ser evitada protegendo a região afetada e por meio da vacina antitetânica.
Coqueluche ou tosse comprida
É uma doença que atinge a região das vias respiratórias (nariz, laringe, traqueia), brônquios e bronquíolos. Seus sintomas são tosse excessiva e dificuldades para respirar. É uma doença que, geralmente, ocorre com crianças. A transmissão é realizada pelo contato direto da pessoa contaminada por meio das gotículas da saliva ou por objetos contaminados. A coqueluche pode ser evitada por meio da vacinação.
Meningite
É uma doença provocada por bactérias conhecidas como meningococos (tipo A, B ou C). Essas bactérias inflamam as membranas que envolvem o cérebro, as meninges. Os sintomas da doença são: forte dor de cabeça, pressão na nuca e febre alta. A transmissão é realizada pelo contato direto com a pessoa contaminada por meio da fala,