Bacias Hidrográficas
2- As bacias primarias são: bacia amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Platina, Paraná e Paraguai. Já as secundarias: Nordeste, Leste e Sudeste-Sul.
3- A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil. Esse potencial, decorrente dos afluentes do rio Amazonas que correm por trechos mais acidentados, é pouco utilizado devido à pequena demanda regional e à grande distância dos principais centros de consumo, situados no centro-sul do país. Sendo assim atualmente por ser essencialmente planáltica, ocupando o primeiro lugar em produção hidrelétrica do país é a Bacia do Paraná e em segundo vem a do São Francisco. No rio Paraná estão situadas as usinas de Ilha Solteira e Jupiá (complexo de Urubupungá), Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) e Itaipu (usina binacional brasileira e paraguaia).
4- Rio intermitente é aquele que durante o período das chuvas, normalmente no inverno, apresenta bastante água em seu curso, a qual durante o período de estiagem, (normalmente no verão, desaparece temporariamente. Já o rio que nunca seca é denominado perene. Exemplo do Rio Piranhas-Açu, Paraíba, Capibaribe, Jaguaribe, e Paraguaçu.
5- Há três tipos de foz fluviais: o estuário, em forma de funil, como a foz do Rio Congo; o delta como a do Nilo, formada por um leque de canais e ilhas; e a foz mista, com algumas ilhas lateralmente, mas com uma foz larga, como é o caso do Amazonas.
6-
- Leito fluvial nada mais é do que o canal por onde corre as águas de um rio.
-Afluente é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais, para depois desembocar no