Bacias hidrográficas e fatores climáticos
1-A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
BACIA HIDROGRÁFICA é uma região sobre a terra, na qual o escoamento superficial em qualquer ponto converge para um único ponto fixo, o EXUTÓRIO
2- Bacia do rio Amazonas, Bacia do rio Tocantins – Araguaia, Bacia do Atlântico Sul - trechos norte e nordeste, Bacia do rio São Francisco, Bacia do Atlântico Sul - trecho leste, Bacia Platina, ou dos rios Paraná e Uruguai, Bacia do Atlântico Sul - trechos sudeste e sul Bacia Amazônica Bacia do Araguaia-Tocantins Bacia do rio Paraíba Bacia do rio São Francisco Bacia do rio Paraná Bacia do rio Paraguai Bacia do rio Paraíba do Sul Bacia do rio Uruguai
3-“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.
4- Tempo é o estado da atmosfera em determinado instante e lugar. O tempo, portanto, é uma junção de diversos fatores como as condições do ar (umidade, temperatura, pressão), os ventos, a precipitação e as nuvens.
Tempo ~> São as condições atmosféricas momentâneas. Condições atmosféricas estão relacionadas a temperatura, pressão e úmidade do ar.
Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco. Chuva sobre algumas árvores A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é