Bacias hidrograficas
Uma bacia hidrográfica é a área drenada por um rio específico, incluindo todas as nascentes e todos seus afluentes. A bacia do Rio Amazonas, por exemplo, é a maior não só do Brasil, mas do mundo. Para facilitar a administração dos recursos hídricos, o governo identificou 12 regiões hidrográficas, sendo que sete delas são formadas pela bacia de um rio principal (Amazonas, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná, Paraguai, Uruguai) e as outras cinco por um grupo de bacias menores.
As 12 regiões hidrográficas aparecem no mapa abaixo, marcadas por uma linha azul escuro. Ao clicar nessas regiões, você pode abrir uma página com mais informações detalhadas sobre cada uma delas, tais como área de abrangência, principais afluentes, etc. http://www.brasildasaguas.com.br/regioes-hidrograficas-1 Região Hidrográfica do Amazonas
Área Total: 6.925.674 km², no Brasil 3.900.000 km², ocupa 42% da superfície brasileira
Países: Desde suas nascentes nos Andes Peruanos até sua foz no oceano Atlântico, ao norte do Brasil, abrangendo territórios do Brasil (63,88%), Colômbia (16,14%), Bolívia (15,61%), Equador (2,31%), Guiana (1,35%), Peru (0,60%) e Venezuela (0,11%)
Estados: Acre; Amazonas; Amapá; Pará; Rondônia; Roraima; Mato Grosso
Municípios: 294 municípios - As capitais Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), bem como os municípios de Santarém (PA) e Sinop (MT) são os centros urbanos que mais se destacam .
Disponibilidade e Usos da Água: A potencialidade hídrica total da região pode ser representada pelo somatório das vazões médias dos diferentes tributários, estimada em 108.982 m³/s. A vazão específica média da região é de 29 L/s/km² na porção brasileira, apresentando grande variação nas unidades hidrográficas, com valores entre 17 e 64 L/s/km².
Usos Potenciais
Geração de Energia: Existem atualmente 32 usinas hidrelétricas na região hidrográfica, e uma potência instalada de 597.606 kW que corresponde à