Bacia Tocantis - Araguaia
A Bacia Tocantins – Araguaia e uma das regiões hidrográficas do território brasileiro que possui uma area de 967.059 km², abrangendo os estados de GO, MG, TO, MA , PA e o DF .
Principais afluente: Destacam-se o Sono, Palma e Melo Alvez todos localizados a margem direita do Rio Araguaia. A bacia do Araguaia drena aproximadamente 9,5% do território nacional .
Principais rios: Seus principais rios nascem no estado de Goias, e no Bico do Papagaio (TO) aonde o Tocantins recebe seu principal afluente. O Rio Araguaia.
Possui a segunda maior produção de energia do Brasil, e é a maior bacia hidroelétrica totalmente brasileira . Forma também a maior ilha fluvial do planeta, a Ilha do Babanal .
Biomas:
Os principais são a Amazônia e o Cerrado. A região possui uma pequena densidade populacional, alguns fatores contribuíram para a devastação destes biomas, como a construção da rodovia Belém-Brasília, a Usina hidrelétrica de Tucuruí e a expansão das atividades agropecuárias e de mineração. O maior aglomerado urbano da bacia é formado pela Região Metropolitana de Belém, no Pará.
Algumas curiosidades
O rio Araguaia recebe anualmente cerca de 18.000 pescadores amadores, pois lá ocorre o torneio anual de pesca amadora (TOPAM)
As principais espécies de peixes encontradas, são : Pacu Caranha, Pirarucu, Matrinxã, Piaus, Sardinha, Pacus e entre outros ...
Por causa das aguas da bacia correr por solos pobres em nutrientes, foi classificados como o rios de Aguas Claras.
E ao longo do rio Araguaia no final da década de 1960 ocorreu a “ GUERRILHA DO ARAGUAIA”
O Rio Araguaia nasce no contrafortes da Serra dos Caiapós e flui quase paralelo ao Tocantins por cerca e 2.115 km, apesar de ser um rio de planicíe apresenta 4 trechos de cachoeira e corredeiras.