Bacia Rio Ratones
1. Histórico e Locallização
A Bacia Hidrográfica do Rio Ratones (27° 26’ 04” e 27° 32’ 35” de latitude sul e 48° 25’ 04” e 48° 31’ 49” longitude oeste) está localizada à noroeste da Ilha de SC, adjacente à baía norte, é a mais extensa bacia da Ilha de Santa Catarina ocupa uma área de aproximadamente 61 km2 e é formada entre os morros da Barra do Sambaqui, o Morro do Forte, o Morro de Jurerê-Canasvieiras e os morros da Dorsal Norte da Ilha (FUSVERK, 2002).
A Bacia Hidrográfica do Rio Ratones caracteriza-se por uma grande heterogeneidade ambiental (balneários, manguezal, restinga, área urbana e uma considerável área rural), contribuindo para uma diversidade econômica e social desta região (FUSVERK, 2002).
De acordo como os estudos aerofotogramétricos realizados, a Bacia hidrográfica do Rio Ratones em 1938, possuía área aproximada de 77,81 km², e perímetro correspondente a 44,33 km de extensão, definida geomorfologicamente pelas formas naturais de relevo e sua evolução. Decorrente das modificações antrópicas realizadas a partir de 1949, pelo extinto DNOS, com a abertura de grandes canais e extensas valas de drenagens, e a captura de microbacias vizinhas, a bacia hidrográfica do Rio Ratones foi acrescida em aproximadamente 13% de sua área natural, passando a possuir área de 88,32 km², e perímetro correspondente a 51,70 km lineares (FIDELIS, 1998).
2. Hidrografia O Rio Ratones é o principal formador desta bacia e deságua em um pequeno estuário (a enseada de Ratones), delimitado pelo Pontal da Daniela. Afluente de margem direita, o Rio Papaquara deságua na parte central do manguezal, apresentando grande volume de água e exercendo, portanto, importante papel na dinâmica sedimentar deste ambiente (FURVERK, 2002).
Um estudo feito pelo Grupo Pau-Campeche (Mendonça, et al. 2007), sobre o Morro Papaquara, sobre a implantação deste como Unidade de Conservação, demonstra que; No maciço do Morro do Caçador encontramos várias nascentes