Bacia hidrográfica
BACIA HIDROGRÁFICA
Cristofer de Jesus Ra: A9615B-5 Eduardo Santos Carneiro Ra: B16455-7 Guilherme Meireles Ra: A9643B-0 Higor Braz Freitas Ra: T408EC-0 Marco Tulio Antunes Ra: B16EFD-9 Rafael Costa e Silva Ra: A78837-9
SGAS Quadra 913, s/nº - Conjunto B - Asa Sul - Brasília - DF CEP 70390-130
INTRODUÇÃO
Uma bacia hidrográfica é o conjunto de meios hídricos (aquáticos) cujos cursos (ou leitos) se interligam. É um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus tributários (afluentes, subafluentes etc.) A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que direcionam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. E é essa tendência que a água tem em seguir uma determinada orientação dada pelo relevo e pelo efeito da gravidade pode ser chamada de bacia hidrográfica.
BACIA HIDROGRÁFICA
A Hidrografia brasileira influenciada por regimes de chuva abundantes (climas equatorial e tropical), intensa atividade erosiva e de sedimentação. A bacia hidrográfica e uma área de captação natural de agua da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutorio. Uma bacia hidrográfica compreende então, toda a área da capação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários.
A determinação da área da drenagem de uma bacia e feita com o auxilio de uma planta topográfica, de altimetria adequada traçando-se uma linha divisória que passa pelos pontos de maior cota entre as duas bacias vizinhas. As grandes bacias hidrográficas em geral apresentam forma de leque ou perâ, já as pequenas bacias apresentam formas mais variadas possíveis em função da estrutura geológicas dos terrenos. Para expressar em forma numérica a forma de uma bacia hidrográfica Gravelius propões dois índice: O coeficiente de compatibilidade (ᴷc), e o Fator de forma(ᴷf).
O coeficiente de