Bacia hidrográfica
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Aluno:
HIDROLOGIA APLICADA
Bacia Hidrográfica
Ipatinga-MG
Aluno:
HIDROLOGIA APLICADA
Bacia Hidrográfica
Trabalho apresentado à Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga – UNIPAC, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Hidrologia Aplicada do 6º período do curso de Engenharia Civil.
Professor: Daniel Martins Junior.
Ipatinga-MG
Sumário Introdução 4 Desenvolvimento 5 12
Fator Kc e Kf 13
Ordem dos cursos d´ água 15
Conclusão 15 INTRODUÇÃO
A bacia hidrográfica é uma área composta de um sistema de cursos de água, mais ou menos organizados, de uma determinada região, onde o movimento de água superficial inclui todos os cursos da água e do solo existentes na localidade.
Os limites da área que compreende a bacia hidrográfica são definidos topograficamente como os pontos que limitam as vertentes que convergem para uma mesma bacia ou exutório.
As bacias hidrográficas caracterizam-se pelas suas propriedades físicas. Para a realização da caracterização destas, foram necessárias as delimitações dos atributos básicos, a saber: áreas, perímetros, comprimentos axiais. A partir destes atributos foram calculados os índices de forma das bacias, traduzidos nos valores de coeficiente de compacidade (Kc), fator de forma (Kf). Além destes valores, foram calculados para a bacia da Tribuna os índices de declividade, altitude, densidade de drenagem e a ordem dos cursos d’água.
Foi realizado um estudo de parte da Bacia hidrográfica da cidade de Ipatinga (MG), denominada Bacia da Tribuna.
DESENVOLVIMENTO
1. Desenho com divisor topográfico e escala do mapa
2. Área de drenagem.
3. Comprimento dos cursos de água.
4. Comprimento longitudinal da bacia.
5. Declividade: Pelos seguintes métodos. 5.1Quociente entre a diferença de suas