Bacia hidrográfica são francisco
Rio São Francisco
A água constitui um dos elementos físicos mais importantes na composição da paisagem terrestre, interligando fenômenos da atmosfera inferior e da litosfera, e interferindo na vida vegetal-animal e humana, a partir da interação com os demais elementos do seu ambiente de drenagem. Dentre as múltiplas funções da água destacamos seu papel como agente modelador de relevo da superfície terrestre, controlando tanto a formação como comportamento mecânico dos mantos de solos e rochas.
A água ocorre na atmosfera, acima ou abaixo da superfície terrestre, como líquido, sólido ou gás. A água, como líquido é de importância direta aos estudos hidrológicos, estando sob a forma de chuvas na atmosfera, como lagos, rios e oceanos, na superfície; e abaixo da superfície, como água no solo ou aquífero subterrâneo. No estado sólido, ocorre como neve ou gelo, e como vapor d’água, ocorre abundantemente nas camadas mais superficiais da crosta terrestre. A água está continuamente mudando de estado: de sólido para líquido, pelo descongelamento de níveis e gelos; de líquido para sólido, como resultado de congelamento; de líquido para vapor d’água, pela evaporação; e de vapor para líquido, por meios da condensação. A água move-se rapidamente, como chuva, na atmosfera e como fluxo superficial canalizado ou não canalizado. Abaixo da superfície move-se mais lentamente e flui gradualmente para os rios ou oceanos.
Os movimentos e as mudanças do estado da água que traduzem um ciclo hidrológico. Parte da água estocada na superfície terrestre é transferida para a baixa atmosfera por evaporação ou evapotranspiração. O vapor d’água contido na atmosfera até certa altitude pode ser condensado em função do próprio rebaixamento de temperaturas com a altitude e também pela presença de micropartículas em suspensão que funcionam como núcleos de condensação. Quando o nível de condensação atinge uma massa crítica e as micro gotículas d’água não mais consegue se manter em