Bacia do Itajai Açu
A pesquisa bibliográfica buscou coletar dados referentes às características da bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, dentro desse estudo foram analisadas informações como área, perímetro, declividade, parte hidrológica, topografia, vegetação, geologia, assim como também a parte ecológica e ambiental, a qualidade das aguas que a bacia hidrográfica fornece a população que vive na região.
A bacia do rio Itajaí-Açu é uma das mais importantes bacias do Estado de Santa Catarina, tanto nos aspectos de hidrografia quanto nos socioeconômicos. É composta por sete sub-bacias que denominam-se Itajaí do Norte, Benedito, Luiz Alves, Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim, Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e por 47 municípios (SANTA CATARINA, 1997).
Os rios da bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu apresentam um perfil longitudinal bastante irregular no curso superior, onde a topográfica é acidentada. No curso inferior, os rios formam meandros, apresentando perfis longitudinais de baixa declividade caracterizando-se como rios de planície.
O maior curso d’agua desta bacia é o rio Itajaí-Açu, suprido por 54 rios e ribeirões, sendo os principais formadores os rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul, estes rios se encontram em Rio do Sul, onde, juntos, passam a se chamar rio Itajaí-Açu.
Objetivos gerais
Conhecer as características da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-açu, assim como os fenômenos naturais existentes em sua extensão.
Objetivos específicos
Levantamento dos dados como declividade, drenagem, área, perímetro, topográfica, vegetação, geologia, infiltração, capacidade de infiltração, parte ecológica e a qualidade das aguas do Rio Itajaí-Açu.
Levantamento da bacia hidrográfica do Rio Itajaí- Açu
A bacia hidrográfica do Rio Itajaí possui uma área de aproximadamente 15.111 km2, o que representa 16,15% do território Catarinense e uma extensão de 24.171 km. Situam-se 47 municípios e parte de outros. Com uma população de quase um milhão de pessoas que residem e