Bacia Amaz nica Geografia 2
Adauani Lencioni
Daniele Godoy
Jacqueline Lopes
Victor Sibelino
Bacia Amazônica
A
Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo com 7,05 milhões de quilômetros quadrados. Deste total, aproximadamente 4 milhões de km2 estão em território brasileiro
(região norte). Ela também esta presente nos territórios da Bolívia, Peru, Venezuela e
Colômbia.
A
Bacia Amazônica começa no território peruano como o rio Vilcanota. este rio, ao entrar em território brasileiro, ganha o nome de Solimões. Ao encontrar-se com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas.
Tendo
o rio Amazonas como a espinha dorsal da bacia, ela conta com grande quantidade de afluentes e canais, criados pelo processo de cheia e vazante.
Um
outro destaque desta Bacia Hidrográfica é a grande quantidade de rios navegais. No total, cerca de 22 mil quilômetros de rios recebem embarcações, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias na região. A hidrovia do rio Madeira, inaugurada em 1997, possibilita o transportem principalmente de gêneros agrícolas, entre Porto Velho e Itacoatiara.
Mapa da Bacia de Amazônica
Principais rios da Bacia
Amazônica:
-
Rio Amazonas
- Rio Negro
- Rio Solimões
- Rio Xingu
- Rio Madeira
- Rio Tocantins
- Rio Japurá
- Rio Juruá
- Rio Tapajós
- Rio Branco
- Rio Trombetas
Localização dos rios
Usinas Hidrelétricas
Amazônica, destacam-se: Samuel, no rio Jamari, em Rondônia; Balbina, no rio
UatumãA bacia Amazônica tem grande potencial hidráulico, graças aos afluentes que percorrem as áreas mais elevadas e desniveladas, formando quedas-dágua, que podem ser usadas em usinas hidrelétricas. Entre as hidrelétricas construídas na bacia , no Amazonas; Curuá-Una, no rio de mesmo nome, no Pará; e Coaracy Nunes, no rio Araguari, no Amapá.
Usina de Belo Monte
Sua localização é o Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.
Quando ficar pronta, em 2015, a Usina de Belo Monte deve gerar 41,6 milhões de