Bacharel
Formação de blocos de cooperação entre países de uma mesma região. Na América do Sul “Mercosul”.
Composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai com origem no tratado de Assunção 26/03/1991.
Objetivos:
Mercado unificado: livre circulação de mercadorias; serviços e fatores de produção, trabalho e capital; como fim de aumentar a eficiência e economia, reduzindo tarifas e custos de exportação. Em 1995 consolida-se a união aduaneira – zona livre de comercio.
Crise brasileira
1ª Grande crise no mercosul e afetou todos os membros .
O modelo da “ancora cambial” para controlar a inflação baseou-se no conceito das ‘bandas cambiais” – intervalos restritos de variação do preço do dólar .
Plano Real controlou a inflação e estabilizou a moeda . Era necessário a realização de reformas politicas fiscais e tributarias porem não foram executadas expondo o Brasil a uma situação econômico-financeira vulnerável diante do mercado internacional.
Crise internacional forçou a desindexação do real ao dólar – Cambio Flutuante 14/01/1999. Desestabilizou o Plano Real. Provocou crise de natureza cambial e desiquilíbrio contas externas.
Saída da crise ocorre com uma combinação de ajuste orçamentaria; flutuação de sua moeda; pacote de ajuda do FMI e BIS e manutenção do financiamento a curto prazo pelos bancos internacionais. Causas da crise: Desvalorização do real ante ao dólar : mantinha o dólar em cotação irreal. Para evitar especulações foram gastos 40 bilhoes de dólares 6 meses anteriores a crise. A reserva caiu de US$ 72 bilhões para US$ 30 bilhões. Déficit fiscal de 8 % do Pib Déficit publico: despesa publica incompatível com o que produzia Déficit nas contas correntes de $% do PIB. Crescente déficit comercial comprometia a estabilidade da economia. Juros altos. Aumento da dívida publica federal e dos Estados em razão da política de juros defendida pelo governo federal . Desemprego. Aumento da taxa de 5,3% para 8%. Especulação