Bacharel
DESAFIOS E PRECONCEITOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO, DESTACANDO O PRECONCEITO PELO SEXO MASCULINO.
Roberson lopes bolzan. E-mail: robibolzan@hotmail.com Prof. Orientador: Ms. Neusa Maria Orthmeyer Massarutti. E-mail: massarutti@sercomtel.com.br; Instituição: Universidade Estadual de Londrina - UEL. RESUMO Este artigo trabalho resultou de monografia de Conclusão do Curso de Secretariado Executivo da UEL – Universidade Estadual de Londrina, apresentada em janeiro de 2010, em que se fez um estudo sobre o preconceito ao profissional de secretariado, dando destaque ao dirigido ao profissional ao profissional do sexo masculino. Neste trabalho foram abordados os temas sobre preconceito e outros fatores que inibem a participação do homem no curso de Secretariado Executivo, demonstrando que as habilidades fundamentais dessa profissão, entre outras exigências, é que devem formar o perfil desse profissional. O primeiro passo foi o estudo da história do secretariado, relembrando que no inicio, essa profissão era desempenhada por homens. A seguir, já com a compreensão do histórico da profissão, foi feito um estudo sobre os dois gêneros para se compreender se o preconceito é sofrido somente por homens no secretariado ou pelos profissionais em geral da profissão. Palavras-chave: Preconceito. Secretariado. Gênero.
1 INTRODUÇÃO Realizou-se de campo, através de questionários distribuídos entre estudantes e profissionais de Secretariado Executivo do Curso de Secretariado Executivo da UEL, e também entre profissionais com nível superior que atuam como secretário ou como assistente administrativo, independente da nomenclatura que recebem, para analisar se sofreram algum tipo de preconceito e quais as habilidades julgam fundamentais nessa profissão e quais fatores inibem a participação do homem no secretariado. A abordagem