Bacharel
CEFET-MG
MODO DE PROPAGAÇÃO DE UMA BACTERIOSE A NÍVEL MUNDIAL
AMANDA BARBOSA COSTA
FERNANDO BRITO DE ALMEIDA MENDONÇA
LUIS CARLOS CARDOSO FILHO
PROFESSOR: DR. PAULO EDUARDO MACIEL DE ALMEIDA
BELO HORIZONTE, 28 DE AGOSTO DE 2014
1 Introdução
Quando há uma ameaça de pandemia, não basta desenvolver uma vacina para conter a doença. É preciso também definir qual a cobertura vacinal necessária para o controle das doenças imunizáveis e em que grupos de risco deve-se concentrar os esforços. Para isso são utilizados modelos matemáticos para a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento da doença.
Técnicas e modelos matemáticos utilizados no estudo de epidemias possuem três objetivos principais: compreender os mecanismos através dos quais as doenças se propagam, predizer o comportamento futuro da epidemia e compreender como podemos controlar a sua propagação.
Neste trabalho foi utilizada a linguagem de programação NetLogo. Esta linguagem de programação é simples e vem sendo cada vez mais utilizada pela comunidade acadêmica e pelas empresas de simulação de fenomênos sociais e naturais.
2 Embasamento Teórico
O NetLogo é um software gratuito, de fácil instalação, apresentando uma linguagem de programação simples e adaptada à modelagens/simulação de fenômenos naturais e/ou sociais.Sua principal função é auxiliar as visualizações de determinadas situações, obtendo como resultados: gráficos e tabelas. Além disto, permite modelar sistemas com variados graus de complexidade, estáticos e dinâmicos.É adequada para estudar o comportamento de sistemas descentralizados e complexos, bem como para a modelação de sistemas que evoluem no tempo. O NetLogo permite explorar a ligação das interações locais existentes entre os indivíduos e os padrões macroscópicos emergentes dessas mesmas interações. Exemplos de aplicações: cooperação empresarial, demografia,