Bacharel
Imunohistoquimica
A imuno-histoquímica é um método de análise dos tecidos via microscópio, buscando identificar características moleculares das doenças. Tem diversas aplicações, como o diagnóstico de doenças inflamatórias, infecciosas e neoplasias.
O método direto é considerado um método de coloração de um passo (one-step), e engloba um anticorpo marcado conjugado que se encontra reagindo diretamente com o antígeno que está na amostra de tecido. Este é um procedimento simples e rápido, pois utiliza apenas um anticorpo. Contudo, pode passar por determinados problemas, como sensibilidade, em conseqüência da diminuta amplificação de sinal, sendo utilizado em menor proporção quando comparado com o método indireto.
O método indireto abrange um anticorpo primário não-marcado que reage com o antígeno presente no tecido, e um anticorpo secundário marcado, capaz de reagir com o anticorpo primário. Esse método é mais sensível do que o anterior por apresentar a amplificação de sinal por meio de diferentes reações de anticorpos secundários com distintos sítios antigênicos de anticorpo primário. A camada de anticorpo secundário pode ser marcada com