bacharel
Visita a Bigsal Ji-Paraná
A visita foi feita na empresa Bigsal em Ji-Paraná no dia 17 de fevereiro de 2014 pelos alunos de engenharia de pesca-UNIR. A visita teve o objetivo de trazer conhecimento sobre os tipos de rações, instalações da empresa.
Situada na cidade de Ji-Paraná (RO), a empresa Bigsal atua no mercado há 10 anos no ramo de nutrição animal atendendo ás necessidades atuais e futuras do pecuarista, de acordo com as necessidades de cada região do estado de Rondônia.
Sob acompanhamento da veterinária Glenda Ferreira Prado da Bigsal, foi possível conhecer os diferentes tipos de rações para animais desde boi ao peixe, e sobre as instalações e produção da empresa no estado.
Possuem uma linha de rações Big+ para peixes com altos níveis de vitaminas, aminoácidos, macros e micros minerais e cereais e outros ingredientes de qualidade, especialmente selecionados para a nutrição de peixes. As rações são de diferentes níveis de proteínas e são peletizadas pra espécies carnívoras proporciona alta conversão alimentar em todas as fases de produção, desde alevinos em sistemas intensivos e superintensivos, oferecendo palatabilidade e digestibilidade, gerando maior ganho de peso em menor tempo e garantindo ao piscicultor maior produtividade e melhores resultados e uma melhor economia.
A empresa é dividida em 4 repartições, a cc1 é destinada a suplemento mineral para bovinos,cc2 suplemento mineral proteico e energético para bovinos,cc3 só extrusadas para peixes e big dog,cc4 aves, suínos, rações fareladas e peletizadas(bezerro,vacas de alta produção, corte elite e equinos). O setor de mais lucro hoje pra empresa é o cc1.
Recomenda 2 a 6 % dividida em 2 a 4 vezes ao dia as rações para peixes nas diversas fases, exceto na larval que é recomendado 3 a 4%.Usam se uréia encapsulada para dieta de bovino, pois ela normal é toxica para o animal, esse tipo de uréia é processada com polímero. Os premix para menor volume é trazido de fora,