Bacharel
Objetivo: avaliar a alimentação dos praticantes de exercício físico e o uso de suplementos alimentares, identificando a qualidade da dieta e consumo dos principais grupos alimentares.
Métodos: realizou-se um estudo transversal, na população de 18 a 45 anos, frequentadores de uma academia na região do Morumbi em São Paulo. O levantamento dos dados foi feito com base no questionário do Ministério da Saúde “Como está sua alimentação?” e foram acrescidas questões sobre o uso de suplementos.
Resultados: Foram entrevistadas 30 pessoas, sendo 23 mulheres (60,0%) e 18 homens (40,0%). A média de idade foi de 22,5 ± 22,16 anos. Dos quais 36,6% frequentam a academia seis dias da semana com uma duração de 60 minutos ou mais, 16,8% frequentam a academia cinco dias da semana com duração de 60 minutos ou mais, 20,0% frequentam a academia 4 dias da semana com duração de 60 minutos ou mais, 16,6% frequentam a academia 3 dias da semana com duração de 50 a 59 minutos e 10,0% frequentam a academia 2 dias da semana com duração de 30 a 39 minutos. Segundo o questionário do Ministério da Saúde “Como anda sua alimentação?” a maioria dos entrevistados recebeu a pontuação “BOM” notando um conhecimento básico sobre as distribuições dos nutrientes diários. Em relação às categorias de suplementos alimentares nota-se um consumo muito grande por suplementos a base de proteína do soro do leite, com intuito de hipertrofia muscular. Os suplementos utilizados pelos praticantes são prescritos principalmente por profissionais da saúde, mas também por conta própria dos entrevistados, notando uma defasagem no conhecimento sobre o assunto. O consumo de água entre os praticantes é que 36,6% consomem a quantidade ideal diária que é de 8 ou mais copos de água.
Conclusão: verificou-se que apesar da boa alimentação (maioria de resultados BOM no score no questionário do Ministério da Saúde) os praticantes de exercício físico necessitam de orientações de nutricionistas por consumirem em