Educação no antigo Egito
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MANACORDA, Mário Alighiero. Sociedade e educação no antigo Egito. In;______________. História da educação. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006. P. 96 a 109. NOTAS:
MARCA CITAÇÃO: “” (aspas)
MARCA RESUMO: * (asterisco)
MARCA COMENTÁRIO: / / (barras)
SEGMENTO (CAPÍTULO OU SUBTÍTULO)
INTERVALO DE PÁGINAS
CONTEÚDO
96-97
*A educação em Roma tem uma forte influencia grega, especialmente nas letras. “Como diz Cícero: As virtudes têm sua origem nos romanos, a cultura nos grego”, isso significa que foi uma cultura importada.*A base da educação na Roma antiga é o pai o responsável pela educação de seu filho: “os pais em primeiro lugar são os artífices de seus filhos, aqueles que lhes dão bases”. (Most., 120-121).*É um detalhe da cultura romana que se difere da cultura grega, pois na Grécia era normal os filhos serem educados por estrangeiros ou por banidos de sua pátria, na Roma antiga o pater era o educador e também era considerado a pátria, eles tinham em suas mãos o domínio sobre sua mulher, animais e seus filhos, eles tinham o poder de matar seus próprios filhos se fossem anormais, força-los a trabalhar na roça ou até mesmo matar se fossem rebeldes mesmos que já fossem adultos, essa é a conhecida lei das Doze Tábuas. Esse é um dos motivos por não ter havido educação infantil na Roma por muito tempo. “Os pais educam os filhos e lhe ensinam as letras, o direito e as leis” (Most.,126-127).
98-99
*Tácio nos deixa uma passagem cuja primeira educadora era a mãe “Pouco direi sobre a severa disciplina dos nossos antepassados na educação e na formação dos filhos. Antigamente, cada filho, nascido de uma castra genitora, vinha educado não no aposento de uma nutriz mercenária, mas no seio de sua própria mãe, cujo mérito principal era cuidar da casa e educar os filhos [...]”. * A mãe, portanto era educadora que ensinar os filhos a falar e a escrever e não tinha somente o dever de cuidar da casa. Após os sete anos