BACHAREL
METZGER, Jean Paul. O QUE É ECOLOGIA DE PAISAGENS ? Biota Neotropica, v1, n1, 2001.
Jean Paul Metzger possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ecologia pela Universidade Paul Sabatier de Toulouse (França) (1992) e doutorado em Ecologia de Paisagens pela mesma Universidade (1995). Atualmente é professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo, membro do corpo editorial da Landscape Ecology e da Natureza e Conservação, e assessor de diversas revistas e fundações de apoio à pesquisa. É vice-presidente (2011-2014) da International Association for Landscape Ecology (IALE), e foi o primeiro presidente da seção brasileira da IALE. Tem experiência na área de Ecologia de Paisagens e Conservação, com ênfase no estudo de paisagens fragmentadas da Mata Atlântica, atuando principalmente com temas relacionados à conectividade biológica.
Em sua obra “O que é ecologia de paisagens?”, Nesse trabalho, proponho uma definição integradora de paisagem como sendo “um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo esta heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação”. Esse “mosaico heterogêneo” é essencialmente visto pelos olhos do homem, na abordagem geográfica, e pelo olhar das espécies ou comunidades estudadas na abordagem ecológica. O conceito de paisagem proposto evidencia ainda que a paisagem não é obrigatoriamente um amplo espaço geográfico ou um novo nível hierárquico de estudo em ecologia, justo acima de ecossistemas, pois a escala e o nível biológico de análise dependem do observador e do objeto de estudo.
A palavra “paisagem” possui, assim, conotações diversas em função do contexto e da pessoa que a usa. Pintores, geógrafos, geólogos, arquitetos, ecólogos, todos têm uma interpretação própria do que é uma paisagem. Apesar da diversidade de conceitos, a noção de espaço aberto,