Bacharel
A CERTIFICAÇÃO ISO 9001
SÂO PAULO/SP, JULHO 2013
Sumário
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O padrão ISO 9001, criado pela International Organization for Standardization, estabelece critérios mínimos a serem atendidos pelas organizações na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade SGQs, visando à padronização e à garantia da qualidade nas relações de fornecimento de mercadorias e serviços entre organizações.
A norma ISO 9001 é denominada “Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos”, e é a única da chamada “série 9000” passível de certificação. Ela estabelece os diversos critérios que devem ser atendidos para que a organização implemente um sistema de gestão da qualidade no padrão estabelecido pela ISO. Não se trata, portanto, de um processo de certificação dos bens ou serviços produzidos, mas sim do próprio sistema de gestão implementado pela organização.
As normas ISO são objeto de frequentes revisões. A versão atual da norma foi elaborada em 2008.
Os critérios estabelecidos pela ISO são denominados “requisitos” e estão baseados em princípios gerenciais mais amplos, como “foco no cliente”, “liderança”, “abordagem de processo” e “melhoria contínua”. Os requisitos determinam que a organização deve estabelecer sua política e objetivos da qualidade, sendo esses últimos necessariamente mensuráveis. A organização deve ainda estabelecer um conjunto de procedimentos documentados que regulamentarão a condução das atividades que impactam a qualidade do produto ou serviço prestados, bem como as próprias atividades de gestão.
O processo de certificação na norma ISO 9001 envolve a realização de uma auditoria externa por parte de um organismo certificador, que por sua vez é acreditado por uma organização nacional reconhecida pela ISO (MARIN, 2012, p. 2)
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
A ISO 9001 trata dos requisitos para um SGQ e é uma norma que permite às