Aterramento
!
"
"
#
$
!
%
"
&
!
&
"
Sistemas de aterramento têm vários objetivos. Os mais importantes são de proteção :
'
!
$
(
$
!
$ %
"
)
*
"
0
&
$
$
+
!
$
$
$
$
!
!
,
. (
! $
"
/
"
!&
"
http://www.eletrotel.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=25&page=1
1
.
#
.
2
$
3
$
04
"
/
0&
!
!
/
$
5
!
6
!
!
%
"
/
&
$
"
TERRA : Condutor construído através de uma haste metálica onde acontecem descargas de corrente ocasionados pela variação do potencial do neutro devido ao desbalanceamento nas fases do transformador. Em situações normais apresenta corrente elétrica circulante nula. Também é conhecido como Referencial de Tensão
NEUTRO : Condutor fornecido pela concessionária de energia que sai do ponto neutro de um transformador de alta para baixa tensão em estrela e é aterrado com um eletrodo de terra antes de chegar ao quadro de força. No neutro acontece o retorno da corrente elétrica. Sua tensão é teoricamente 0, mas na prática varia de alguns volts.
MASSA : Carcaça do equipamento
GAIOLA DE FARADAY : Sistema de aterramento muito utilizado em pára-raios, que se baseia no conceito de que todo corpo envolvido por um condutor está livre das influências dos campos elétricos existentes fora deste condutor.
BLINDAGEM ELÉTRICA : Técnica de isolar um circuito sensível das influências externas com base na gaiola de Faraday.
RAIO - O pico que destrói : O raio é energia elétrica pura que segue um caminho até encontrar a terra. Se por acaso um raio encontrar uma linha de transmissão de dados subterrânea, irá percorrê-la até encontrar ambas as extremidades e, a partir desse momento, ele irá destruir tudo o que encontrar pela frente, PCs, mainframes, servidores, impressoras.
Sobrarão,