Bacharel
O resultado final das decisões nas áreas de planejamento de produção, Leiaute de Fábrica, Manuseio de Materiais e Controle de Estoques é que, a um dado momento, a empresa terá uma certa capacidade de Produção. Isto significa que tipos e quantidades específicas de equipamento de Produção, acessórios de maquinas, pessoal, espaço útil, equipamento de manuseio de materiais, matéria prima, e peças compradas serão disponíveis para uso na atividade de produção.
Após o estabelecimento desta capacidade, estarão entrando pedidos reais para dadas quantidades de vários produtos. Estes pedidos poderão ser produtos padronizados, ou não. No que se refere a produtos padronizados, estes terão sido produzidos para estoque, com base em uma previsão de vendas. No entanto, como os estoques destes artigos foram diminuídos, ao se satisfazer as demandas da clientela, o Almoxarifado, de fato, estará providenciando pedidos junto ao Departamento de Produção para reposição de estoque, em quantidades determinadas pelos métodos discutidos nos capítulos sobre Controles e Estoques. No que se refere aos produtos não padronizados estes não terão sido produzidos antecipadamente e, assim, o departamento de produção estará de fato recebendo pedidos para estes artigos diretamente dos clientes da empresa, e não do Almoxarifado.
Todos os pedidos recebidos pelo Departamento de Produção estipularão as datas de entrega prevista, alem das quantidades necessárias dos produtos considerados. Assim, do Departamento de Produção esperar-se-á que fabrique os produtos da empresa não só nas quantidades necessárias, mas também a tempo de satisfazer as datas de entrega previstas. Como regra, isto só poderá ser conseguido se for exercido algum controle sobre as atividades da fabrica. Este controle, que chamamos de “Controle de Produção”, envolve desenvolvimento e implantação de um plano que seja capaz de produzir os resultados desejados.
Cada plano destes requer a