Bacharel em adminstração
CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PROFESSOR: JOSÉ CORREIA
UBIRACI LIMA DE FREITAS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
PACATUBA
2013
1 GERENCIAMENTO DE FILAS
1.1 O QUE É FILAS
Série de coisas, animais ou pessoas, dispostos em linha reta, ao lado ou atrás uns dos outros; enfiada, fileira: Fila de cadeiras. Fileira de pessoas, colocadas umas atrás das outras, por ordem de chegada, que se forma nos lugares de grande afluência de interessados, como guichês de cinemas e campos de futebol, certos pontos de ônibus, porta de lojas por escassez de alguma mercadoria etc.; (Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa)
O ser humano em toda sua vida já passou pelo aborrecimento de ter que esperar em filas. Esperamos em fila quando estamos no supermercado aguardando para pagar nossas compras, nos bancos e em muitas outras situações. Para entender melhor esse fenômeno, um estudo sobre teoria das filas se faz necessário. De acordo com (MOREIRA 2010), “teoria das filas é um corpo de conhecimentos matemáticos, aplicado ao fenômeno das filas.”
Os processos das filas se descrevem, de forma geral, por um meio de chegada de clientes (ou produtos) a um sistema de atendimento (beneficiamento, produção) para receber um ou mais serviços, executados por certa quantidade de servidores. Nesse sentido, as formações de filas ocorrem porque a procura pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema de atender a esta procura.
Como forma de aferir o comportamento do sistema de filas, associa-se medidas de desempenho como tempo médio de espera dos clientes na fila, tempo médio de chegada de clientes, probabilidade de encontrar o sistema lotado, entre outras.
Dessa forma, a teoria das filas tenta através de análises matemáticas detalhadas, encontrarem um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente (ou linha de produção) e seja viável economicamente para o provedor do serviço.
Conhecer