ad1
Curso: Tecnologia Gestão Em Turismo
Matrícula: 15117130013
Hotelaria. v. 1/Willian Cléber Domingues Silva, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013
Resenha Crítica Classificação hoteleira, definição, histórico e características.
Credenciais do autor
Professor Assistente II no Curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde é responsável pela disciplina de Meios de Hospedagem. Doutorando em Turismo, pela Universitat de Girona - Espanha. Mestre em Turismo e Meio Ambiente, pelo Centro Unversitário UNA - BH. Especialista em Adminstração Hoteleira - UFJF/SENAC - MG. Bacharel em Turismo pela Fundação Educacional São José - MG. Possui conhecimento, experiência e produção acadêmica nas áreas de Turismo, Hotelaria, Megaeventos Esportivos e Ensino à Distância.
Introdução
Por meio desta resenha crítica buscaremos entender quais os artifícios utilizados para definir as classificações de estabelecimentos dos seguimentos de hospedagem, que podem ser estabelecidos de diversas formas e determinados por órgãos reguladores do turismo ou ser realizado por meios não oficiais. Tais classificações abordam diversos segmentos sendo eles: tipo de acomodações, fornecimento de alimentação e formas de entretimento, caracterizando assim cada tipo de hotel
O que é classificação ?
Devido as diferenças geográficas, econômicas e culturais cada região tem seu próprio sistema de classificação de hospedagem que levam em conta também os aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais dos países que criam seus próprios sistemas oficiais de classificação dificultando a equiparação dos serviços hoteleiros. Existem também alguns hotéis que não aderem ao sistema por passarem por outro tipo de classificação. Com a globalização e o feedback dos próprios usuários tais classificações oficiais acabam perdendo um pouco de sua força.
No sistema de classificação existe também o que chamamos de classificação privada como a Associação Americana de