Babies
1. Introdução 4
2. Diferenças, Semelhanças 5
3. Sexualidade segundo Freud 5
4. As crianças e o Desenvolvimento da Sexualidade 6
5. Teoria Maturacional de desenvolvimento de Arnold Gesell 7
6. Observando a Teoria Maturacional nos bebes 7
7. Conclusão 10
8. Referencias 11
1. Introdução
No documentário Babies observamos a vida de quatro crianças, cada uma de uma parte diferente do mundo, o filme tem como objetivo promover uma reflexão sobre os aspectos culturais no desenvolvimento da infância. As crianças são, Mari uma menina do Japão Ponijao um menino da Namibia, Bayar um menino da Mongólia e Hattie uma menina Norte-americana. Observando essas crianças, faremos comparações com duas linhas teóricas sendo essas a Sexualidade Infantil de Freud e a Teoria Maturacional de Gesell. Acompanharemos na abordagem vários momentos da vida dessas crianças, desde o nascimento, passando pelas primeiras palavras até os primeiros passos, seus atos e instintos.
2. Diferenças, Semelhanças
As diversas situações a qual assistimos durante o filme nos mostram as várias condições em que os seres humanos podem viver, sem deixar de se constituírem como plenas criaturas da mesma espécie.
Antes dos bebes nascerem já é observado a diferente cultura sobre a preparação da chegada do mesmo, a mãe de Ponijao amassa algumas sementes que geram uma tinta vermelha e passa na barriga como uma ritual, a mãe de Mari assiste a uma vídeo-aula em que ela faz diversos movimentos com, braços e pernas, a mãe de Bayar, não contem um ritual assim como a mãe de Hattie.
3. Sexualidade segundo Freud
Segundo Sílvia Rocha (2008) Freud explica que no processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo encontra o prazer no próprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a função sexual está intimamente ligada à sobrevivência. Para ele o conceito da sexualidade infantil expressa a experiência da sexualidade quando ele faz comparação à perversão polimorfa da criança,