Ação social - apresentação
Weber em seu estudo da sociedade caracterizou como AÇÃO SOCIAL qualquer atividade humana dotada de sentido orientada pelas ações de terceiros os quais poderiam intervir e modificar uma ação do individuo em questão, esta ação pode se encontrar nos três tempos passado, presente e ações futuras. A ação nunca é idêntica a outra, mesmo sendo pequena existe uma particularidade que a faz singular e única entre tantas outras.
O pensador separou entre tantas ações as que avaliava como básicas chamadas de TIPOS IDEIAS que são instrumentos metodológicos para medir a realidade criados para fins de pesquisas atuante tão fortemente na sociedade, porém Marx lembra que uma ação social não dependerá somente de um ou outro tipo mas sim talvez um conjunto deles.
TIPOS IDEIAS * AÇÃO RACIONAL VISANDO AOS FINS:
- Através de planejamento e objetividade o agente pratica a ação racionalmente visando aos fins avaliando os meios e consequências que irá causar.
EXEMPLO: Ação Política – o candidato quer ocupar um cargo e por meio racional planeja e objetiva a função desejada.
* AÇÃO RACIONAL VISANDO OS VALORES:
- Apego fiel a valores éticos, morais que constituem a “criação” do agente independente do êxito deste valor na realidade, não existe relação com o resultado e o sentido da ação reside na própria ação.
EXEMPLO: Condutas Religiosas em comunidade –
* AFETIVA OU CONDUTA EMOCIONAL
- Razão sentimental determinado pelo humor/sentimento constatado no momento que esta ação é posta em prática, sentimento por terceiros.
EXEMPLO: Serenata de amor e ciúmes entre casais – sentimentos por outras pessoas. * AÇÃO TRADICIONAL
- Determinado pelos costumes e ações cotidianas, valores culturais adquiridos através da história de cada agente em particular.
EXEMPLO: O ato de dar bom dia, boa noite.
NÃO É AÇÃO SOCIAL: Uma conduta íntima partida somente do agente em particular sem envolver qualquer outro indivíduo.
EXEMPLO: oração solitária.