Ação dramática em a serpente
Divisão em Unidades
Unidade 1 – A Separação
No quarto de Lígia, Décio arruma as malas para sair de casa e Lígia o acusa de impotente, o que o leva a agredi-la, humilha-la e ameaça-la.
Unidade 2 – Resgate da irmã.
Guida entra no quarto encontra a irmã aos prantos e tenta compreender o acontecido, ao passo que Lígia, transtornada, cobra cumplicidade da irmã e revela seu sentimento de inferioridade à ela, expõe o fracasso sexual de seu casamento, chegando a ameaçar o suicídio. Guida oferece uma noite de amor com seu marido, Paulo, na tentativa de impedir o suicídio da irmã.
Unidade 3 – A noite de amor.
Lígia entra no quarto onde está Paulo anunciando que vai desistir da proposta de Guida, porém Paulo aos poucos a domina e ela se rende, gritando de prazer, enquanto Guida escuta tudo do quarto da irmã, também sentindo prazer na cama e no chão, sozinha.
Unidade 4 – Dúvidas sobre arrependimento.
Lígia encontra-se com Guida e tenta adiar a conversa sobre o ato, Guida insiste e as duas ficam nesse jogo em torno do arrependimento ou não, até que Lígia admite ter gostado, mas beija os pés de Guida. Guida faz arguição parecida com Paulo, entre ciúme, curiosidade e pedidos de abafamento do caso, ao passo que Paulo elogia a atitude da esposa, que o proíbe de qualquer contato com a irmã.
Unidade 5 – Superação.
Décio está com a Crioula num quarto, os dois xingam Lígia, ele revela sua virgindade pré-nupcial e a superação da impotência, em seguida os dois aparecem numa esquina, a crioula duas calcinhas na mão, de sua esposa e cunhada.
Unidade 6 – Fim de Décio.
Décio entra de assalto no quarto de Lígia, tenta se reconciliar e a domina, alegando não ser mais impotente, até que Lígia grita por Paulo. Entram Guida e Paulo, Lígia corre para os braços do cunhado, que escorraça e ameaça Décio de morte. Guida desconfia do desespero de Lígia e proíbe a irmã de ter qualquer contato com Paulo.
Unidade 8 – Cobrança.
No quarto, Guida cobra que Paulo a procure