Açucar e Alcool
Aluna:Gabrielle Alves N. Freitas Prof:Maria Elizabete Sala:04 Serie:6º ano
Região Nordeste
A Região geoeconômica do Nordeste do Brasil é a área de povoamento mais antigo e atualmente é a segunda do país em população (42.822.100 habitantes em 1990). Tem uma área de aproximadamente 1.542.271 km². Inclui todo o Nordeste da divisão oficial (menos a metade oeste do Maranhão) e o norte de Minas Gerais onde se localiza a região do Vale do Jequitinhonha.
A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região encontra-se dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo das regiões.
Relevo
O relevo nordestino é caracterizado por planaltos, depressões e planícies. Na porção oeste, estão localizados os Planaltos e Chapadas da bacia do rio Parnaíba (Chapada Diamantina), na região central, está a depressão que ocupa a maior parte do Nordeste, causada pelo rio São Francisco, no litoral estão as planícies e tabuleiros, e, numa parte leste (mas não no litoral), está o planalto da Borborema, que é um dos principais responsáveis pela seca (impede as chuvas de chegarem ao sertão), na divisa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí está a Chapada do Araripe.
Clima
Existem cerca de quatro climas predominantes: o tropical litorâneo que fica no litoral do Nordeste, o tropical que fica entre o semi-árido e o litoral, o semi-árido que predomina na maior parte da região e o meio-norte localizado na parte oriental do Maranhão.
O clima nordestino é