Aço Ferritico
Estrutura
Os aços inoxidáveis ferríticos tem uma estrutura cristalina cubico de corpo centrado, que é o mesmo do ferro puro a temperatura ambiente. O principal elemento de liga é o cromo com teores tipicamente entre 11 e 17%. O teor de carbono é mantido baixo o que resulta nestes aços uma limitada resistência mecânica. Não são endurecíveis pelo tratamento térmico e no estado recozido o limite de escoamento é de 275 a 350 MPa.
Os aços ferríticos são do tipo de baixo custo mas tem limitada resistência à corrosão comparado com os austeníticos mais comuns. Da mesma forma são limitados na tenacidade, conformabilidade e soldabilidade em comparação aos austeníticos. As dimensões de fornecimento (ou seja espessura) são restritas devida a baixa tenacidade. São entretanto do grupo ferro magnetico “mole” e tem assim algumas utilizações especiais, como por exemplo núcleo de vavulas solenóides.
Exemplos de aços ferríticos são 3 Cr 12 (1.4003) e 430 (1.4016)
Aplicação
Os aços inoxidáveis são utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:
Eletrodomésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios domésticos.
Automóveis: produção de peças para veículos como, por exemplo, escapamentos.
Construção: edifícios e mobiliários,
Indústria: alimentação, produtos químicos e petróleo.
Setor de Serviços: fachadas e placas de sinalização visual.
A sua resistência à corrosão, as suas propriedades higiénicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atractivo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Aço Inox são: o sabão, os detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amónia (removedores caseiros) em água morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja denylon fino, enxague em água abundante e seque com pano macio.
O aço inoxidável também é uma importante etapa do técnico de mecânica ou o de eletrotécnica.
Propriedades
Alta resistência à corrosão
Resistência mecânica adequada