aço 1045
Uma liga Fe-Fe3C com composição á esquerda do ponto eutetóide (que contenha entre 0,02 e 0,76% de C) é conhecida como liga hipoeutetóide. O resfriamento de uma liga hipoeutetóide em condições de equilíbrio, com resfriamento lento ate uma temperatura abaixo da eutetóide produzirá uma microestrutura em que a ferrita estará presente tanto na perlita quanto como uma fase que se formou enquanto se resfriava ao longo da região das fases (a+y). A ferrita nucleia-se no contorno de grão da austenita (ferro y)
Aço SAE 1045 – Aplicações (45% carbono)
Indicado para transmissão de média solicitação, parafusos, cabos, malas, eixos para vagões ferroviários. É um aço de médio teor de carbono que se presta muito bem para ser endurecido ou beneficiado por tratamento térmico. Pode ser tratado seletivamente por indução ou chama. Devido a isso, encontra grande aplicação nas partes estruturais de máquinas e eixos em geral.
Parafusos:
Parafusos, porcas e arruelas são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos. .Por sua importância, a especificação completa de um parafuso e sua porca englobam os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja: material, tratamento térmico,dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.
Tem uma resistência a ruptura – 65 a 75 kg/ mm2
Tratamento Térmico
Recozimento: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 800 – 850ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar lentamente no forno.
Normalização: O tratamento deve ser feito na temperatura próxima de 880 – 900ºC por no mínimo 1 hora para cada 25 mm. Resfriar ao ar. Em casos especiais pode se utilizar ar forçado.
Têmpera: Austenitizar em temperatura entre 820 – 850ºC. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura. Resfriar em água ou polímero. Para resfriamento em óleo (seções menores do que 10 mm) temperar a partir de 840 – 860ºC.
Revenimento: Deve ser realizado