Rugosidade em Aço 1045
Leonardo Squinzani (FAHOR) ls000817@fahor.com.br
Anderson Cassiano Seimetz (FAHOR) as001601@fahor.com.br
Matheus Raí Gelatti (FAHOR) mg001545@fahor.com.br
Edson Luis Marin (FAHOR) as001601@fahor.com.br
Luis Gustavo Mocelim (FAHOR) mg001545@fahor.com.br
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o acabamento obtido no processo de tornemento em um torno convencional com o auxilio de uma ferramenta de usinagem onde acoplamos um inserto da Kennametal TNMG R 0,8 em uma amostra de aço 1045. O artigo se caracteriza por ser uma pesquisa científica possibilitando um conhecimento amplo e detalhado do assunto abordado, o qual visa em sua etapa inicial compreender o processo de Usinagem e Medição de Rugosidade com o auxilio de um rugosimetro.
Palavras chave: Usinagem, Rugosidade, Amostra de Aço 1045.
1. Introdução
Na tentativa de acompanhar o desenvolvimento acelerado da tecnologia nesta era da globalização, as empresas buscam atender as exigências do mercado através de seus produtos ou serviços.
O processo de usinagem é um meio muito importante que é utilizado hoje em dia para que as empresas consigam atender as exigências do mercado com agilidade e qualidade em seus serviços.
O objetivo deste trabalho é investigar a influência da rotação empregada para a usinagem de um aço ABNT 1045 em sua rugosidade, utilizando um inserto da Kennametal TNMG R0,8 e alterando o RPM entre, 1000, 1600 e 2500 RPM sem o uso de lubrificante.
Esse trabalho baseia – se no entendimento da rugosidade através do estudo da qualidade superficial do material usinado através dos parâmetros de corte empregados e ferramental utilizado. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é analisar a rugosidade do material usinado. O procedimento adotado foi à realização de ensaios de usinabilidade em torneamento cilíndrico externo, durante os quais foram realizadas medidas de rugosidade com o