Aziendalista
Introdução
Será apresentando um dos vários pensamentos que existe neste campo da Ciência.
Foi fundamentado que não somente a Contabilidade como conhecimento específico, poucas escolas de pensamento contábil trouxeram avanços para essência do estudo.
O objetivo é descrever a escola de Aziendalismo e como surgiu como evolução no início do século XIX. Revisão: História da Contabilidade
O termo contabilidade vem do conceito de prestação de contas, com o objetivo de fornecer informações úteis e confiáveis sobre o patrimônio de uma pessoa física ou Entidade. Em todos os tempos teve a necessidade de controle de seu patrimônio, chefes de tribos precisavam conhecer o montante de suas riquezas, reis em todas as épocas da história, comerciantes da idade média queriam controlar os preços das mercadorias, da mesma forma que hoje acionistas querem saber como andam o mercado investido.
Na Babilônia, as cobranças de impostos já eram feitas com escritas, embora rudimentares, no Egito um escriba contabilizou negócios do faraó no ano 2000 a.C., a partir do século XI que se tem notícias de livretos manuscritos abordando assuntos contábeis, ganhando impulso após o lançamento do livro do frei Luca Pacioli, em 1494, frade italiano que expos o Método das Partidas Dobradas, que ainda hoje é a base da escrituração contábil. Antes mesmo de escrever e calcular o homem primitivo controla as quantidades de comida e de animais através de pinturas ou marcações em rochas ou ossos. Os bens de consumo dessas sociedades primitivas eram provenientes da agricultura, caça ou pesca, muitas vezes, havia excesso de alguns deles e pouco ou nada aos outros, as tribos começaram a trocar entre si os produtos em excesso por outros pelos quais tinham interesse.
Esse processo, no qual uma mercadoria é trocada diretamente por outra, é denominada escambo e representa a forma mais antiga de comércio, em seguida se reconheceu a necessidade de se