Azeite gallo
Grupo: Mariana Vianna, Mariana Farrel e Raphael Guimarães
Professora : Ana Paula
DESCRIÇÃO DO MERCADO E DA CATEGORIA O Azeite Gallo pertence à categoria de azeite de oliva, que consiste em um tempero líquido produzido a partir da azeitona. No mundo, os principais países produtores dessa categoria, segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (COI), são: Espanha (49%), Itália (19%), Grécia (12%), Tunísia (7%), Síria (4%), Marrocos (3%), Turquia (3%), Portugal (1%), Argentina (1%) e Argélia (1%). *Dados de 2007/2008 Na próxima página poderemos observar, também, gráficos realizados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), que informam a média de quanto cada principal país produtor produziu em relação à produção total mundial entre os anos 1990 e 2010 e o mesmo em relação aos principais países consumidores; e também os principais exportadores e importadores.
O Brasil, como perceptível com a observação dos gráficos, não está incluídos entre os principais produtores. Isso, pois a produção brasileira de azeitona é insignificante devido às inadequadas condições climáticas e de solo para o plantio, sendo totalmente dependente da importação tanto da azeitona de mesa, quanto de azeites. Importa 86,5% de países da Comunidade Europeia e os outros 13,4%, da Argentina. Como também observado, embora o Brasil não seja um dos principais consumidores do mundo, está entre os dez países de maior importação de azeite de oliva, com taxas anuais de crescimento satisfatórias e contínuas. Apenas nos últimos nove anos, como mostra o gráfico abaixo, as importações de azeite de oliva e azeitona no Brasil tiveram um aumento de 120% e 45%, respectivamente. No caso do Azeite Gallo, por exemplo, o Brasil é o principal mercado externo, representando dois terços da faturação da empresa.
Fonte: COI – International Olive Council - Março/2010; Ano de 2010: previsão Entretanto, a compra desse produto no Brasil